ENADE Psicologia 2025: conectando ENADE 2022 às tendências 2025
- Edimar Sartoro
- 23 de jun.
- 5 min de leitura

O ENADE 2025 chegou com novos desafios — e uma grande oportunidade para mostrar a força da formação em Psicologia. Com a publicação da Portaria n.º 348/2025, as diretrizes do componente específico foram atualizadas, exigindo mais integração entre currículo, prática e compromisso ético-social. Este artigo sintetiza os principais pontos da norma e oferece um guia prático para que coordenações, docentes e estudantes alinhem sua preparação às novas demandas do exame.
Contexto e âmbito de aplicação
Cursos abrangidos: Bacharelado em Psicologia avaliados no ciclo ENADE 2025.
Subsídios legais: Diretrizes Curriculares Nacionais de Psicologia e normativas da legislação profissional.
Estrutura da prova: Composta pela parte de Formação Geral (comum a todos os bacharelados) e pelo Componente Específico de Psicologia.
Estrutura da prova ENADE 2025 – Psicologia
Parte | Itens | Peso estimado | Observação |
Formação Geral | 15 questões objetivas | 25 % | Diretrizes publicadas em portaria específica |
Componente Específico de Psicologia | 30 questões objetivas + 1 discursiva | 75 % | Avalia competências I e II e objetos do art. 6.º |
A Portaria 348/2025 não apresenta o perfil do egresso, as competências e os objetos de conhecimento como elementos isolados. Ela concebe um mesmo profissional em três dimensões articuladas:
Quem ele é – seu compromisso ético‑político e sua postura investigativa (Perfil do estudante).
O que ele sabe e faz – capacidades que o exame deverá comprovar (Competências e habilidades).
Onde aprende – campos de saber que estruturam o currículo (Objetos de conhecimento).
A seguir, mostramos essa engrenagem em linguagem pedagógica, sugerindo como cada parte impulsiona as demais.
Perfil do egresso: identidade profissional em construção
O(a) psicólogo(a) que o ENADE 2025 pretende avaliar reúne cinco traços centrais:
Compromisso de aprendizagem contínua: cultiva curiosidade científica e atualiza práticas à luz de novos achados.
Visão contextualizada dos fenômenos humanos: lê as questões psicológicas em diálogo constante com cultura, economia e política.
Ética e defesa de direitos humanos: pauta suas decisões na promoção da dignidade e da justiça social.
Postura crítico‑reflexiva na produção de conhecimento: transforma vivências em pesquisa relevante e acessível à sociedade.
Abertura ao trabalho colaborativo: constrói vínculos e atua em equipes inter/multiprofissionais.
Mapa de Competências × Questões ENADE-Psicologia 2022 × Tendências 2025
Para tornar a Portaria 348/2025 verdadeiramente aplicável ao cotidiano pedagógico, analisamos as 30 questões objetivas e discursivas do ENADE-Psicologia 2022 à luz das competências e habilidades previstas no art. 5.º da nova norma. Cada item foi cuidadosamente revisado e associado à habilidade que melhor representa sua intencionalidade avaliativa, criando uma base sólida para planejamento curricular, simulados e diagnósticos formativos.
Além disso, cruzamos essa análise com os 20 objetos de conhecimento do art. 6.º e com temas emergentes que vêm ganhando força desde 2022, identificando as principais tendências para 2025 — como saúde digital, psicologia em contextos de emergência, diversidade étnico-racial e uso ético de tecnologias.
O resultado é um mapa prático e estratégico, que permite visualizar:
quais competências foram de fato cobradas na edição passada do ENADE;
quais habilidades devem ser priorizadas no presente ciclo;
e como preparar estudantes de forma alinhada, atualizada e assertiva.
Use esse material como ferramenta de revisão, planejamento e fortalecimento da jornada avaliativa do seu curso de Psicologia.
Competência / Habilidade (Port. 348, art. 5º) | Questões 2022 que materializam a habilidade | Tendências quentes para 2025 (à luz dos objetos de conhecimento do art. 6º) |
I – Pesquisa & produção de conhecimento | ||
1. Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da Psicologia | • Q 15 – eugenia, loucura-criminal e crítica histórica • Q 30 – Psicologia colonizadora em povos indígenas | Ética, direitos humanos e relações étnico-raciais na pesquisa |
2. Analisar a natureza de fenômenos psicológicos | • Q 12 – ansiedade social e atribuição de emoções • Q 26 – luto infantil & aprendizagem | • Neurociência afetiva & IA para detecção de emoções • Saúde mental pós-pandemia em crianças e adolescentes |
3. Conduzir investigações científicas (metodologia) | • Discursiva 05 – pesquisa sobre saúde mental de motoristas de app • Q 24 – telepsicologia e sigilo em atendimentos online | • Open Science, reprodutibilidade e dados abertos • Métodos mistos e big-data em Psicologia da Saúde |
4. Elaborar relatos/documentos científicos | • Q 13 – requisitos de laudos, prontuários e guarda de testes | • Padronização CFP 2022 + documentos digitais • Preprints e licenças abertas para divulgação científica |
5. Desenvolver estratégias de intervenção em processos de trabalho | • Q 33 – inclusão escolar de estudantes com TEA | • Protocolos anticapacitistas & agenda da neurodiversidade • IA educacional adaptativa para apoio psicopedagógico |
II – Avaliação, diagnóstico & intervenção | ||
1. Intervir em processos psicossociais de grupos/territórios | • Q 19 – atuação da/o psicóloga/o no CREAS e empoderamento feminino • Q 35 – identidades de gênero & combate à marginalização | • Políticas públicas para população em situação de rua • Saúde mental LGBTQIAPN+ e abordagem interseccional |
2. Prevenção e promoção da saúde (nível individual/coletivo) | • Q 11 – Carta de Ottawa e SUS • Q 24 – intervenções remotas na pandemia | • Saúde digital, apps e telesaúde psicológica • Vigilância em saúde mental e políticas pós-Covid-19 |
3. Avaliação psicológica, psicodiagnóstico, psicoterapia | • Discursiva 04 – caso infantil e etapas do psicodiagnóstico • Q 14 – critérios no transtorno de ansiedade infantojuvenil | • Testes computadorizados adaptativos • Avaliação neuropsicológica de sequelas pós-Covid |
4. Atuar inter e multiprofissionalmente | • Q 09 – interdisciplinaridade em equipes de saúde • Q 21 – equipe hospitalar multiprofissional | • Modelo de cuidado integral no SUS 5.0 • Protocolos de emergência e desastres (Psicologia, Defesa Civil) |
5. Processos educativos: avaliação, planejamento e intervenção | • Q 27 – impacto de ansiedade social em leitura de emoções (psicoeducação) • Q 33 – recursos pedagógicos para TEA | • Aprendizagem socioemocional em BNCC • Gamificação e realidade virtual para desenvolvimento de habilidades |
Como usar o mapa
Currículo – valide se cada disciplina cobre, ao menos, as questões-âncora listadas.
Simulados PreparaEdu – monte blocos de 5 questões por habilidade, mesclando itens 2022 com novos cenários das tendências 2025.
Feedback individual & de turma → use o dashboard PreparaEdu para comparar desempenho por competência; oriente grupos de estudo em cima dos percentis mais baixos.
Regra 3‑1‑1 → a cada três simulados objetivos, aplique um mini simulado discursivo e um debate de caso clínico, garantindo equilíbrio entre múltipla escolha e produção escrita.
Checklist semestral de alinhamento → organize uma planilha com as 10 habilidades; em cada disciplina, marque quais questões‑âncora de 2022 (e equivalentes criadas internamente) são tratadas em aulas, leituras ou atividades práticas.
Ajuste de lacunas → se uma habilidade ficar com menos de duas evidências curriculares, planeje aulas‑workshop, estudos de caso ou seminários interdisciplinares para suprir a lacuna
Conclusão
A Portaria 348/2025 reafirma que a formação em Psicologia precisa ser, ao mesmo tempo, científica, ética e socialmente engajada. Ao articular perfil, competências e objetos de conhecimento — e transformá‑los em experiências de aprendizagem coerentes — o curso não apenas prepara seus estudantes para o ENADE, mas forma profissionais capazes de responder às demandas contemporâneas de saúde mental, direitos humanos e inovação em cuidados.
Em síntese: quando currículo, ensino e avaliação convergem, todo o ecossistema educacional se fortalece — e quem ganha é a sociedade que recebe psicólogas e psicólogos mais críticos, colaborativos e aptos a promover bem‑estar.
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