top of page

Enade 2023: Tudo o que você precisa saber sobre o exame

Atualizado: 22 de out. de 2023

Conheça as áreas de avaliação, saiba como se preparar para o exame e entenda a importância do Enade para a qualidade da educação no país.


 A imagem mostra a bandeira do Brasil à esquerda e, à direita, a palavra "Enade 2023" em destaque, com a logomarca da PreparaEdu logo abaixo. A combinação das cores verde, amarelo e azul remete à identidade visual do país, reforçando a importância do exame nacional para a avaliação da qualidade dos cursos superiores no Brasil.

O Ministério da Educação publicou recentemente a Portaria nº 124, de 31 de janeiro de 2023, que estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade, edição 2023, referente ao Ano I do 7º Ciclo Avaliativo.


Mas o que isso significa para você, estudante? Bom, se você está cursando alguma das áreas de avaliação listadas na portaria, pode ser que tenha que fazer o Enade no final deste ano. Mas não se preocupe, o exame tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes e contribuir para a melhoria da qualidade da educação superior no país.


As áreas de avaliação relacionadas ao grau de bacharel incluem cursos como Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Enfermagem, Engenharias, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia, entre outros. Já as áreas de avaliação relacionadas ao grau de tecnólogo incluem cursos como Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Radiologia e Gestão Hospitalar.


Se você for selecionado para fazer o Enade, é importante se preparar com antecedência para garantir um bom desempenho. O exame é composto por uma prova de conhecimentos gerais e uma prova específica da área de avaliação do seu curso, e a nota obtida pode influenciar no seu desempenho acadêmico e até mesmo no mercado de trabalho.


"Para ter um bom desempenho no Enade é preciso dedicação e preparo, tanto por parte dos alunos quanto das instituições. É essencial que haja um compromisso mútuo para capacitar os estudantes e garantir que eles estejam preparados para o exame." Prof. Edimar Sartoro, cofundador da Quallify e PreparaEdu.

Por isso, aproveite os recursos disponíveis na sua instituição de ensino, como simulados, aulas preparatórias e orientações dos professores. Além disso, mantenha-se atualizado sobre as informações relacionadas ao Enade, como as datas das provas e as regras de participação, para evitar imprevistos.


Lembre-se de que o Enade é uma oportunidade para avaliar o seu próprio desempenho e contribuir para a melhoria da educação no país. Então, encare o desafio com seriedade e dedicação, e boa sorte!


 

Em 2023, o Enade vai avaliar o desempenho dos estudantes de várias áreas, conforme a lista abaixo. É hora de se preparar para brilhar nessa prova!


I - Áreas relativas ao grau de Bacharel:


a) Agronomia;


b) Arquitetura e Urbanismo;


c) Biomedicina;


d) Enfermagem;


e) Engenharia Ambiental;


f) Engenharia Civil;


g) Engenharia de Alimentos;


h) Engenharia de Computação I;


i) Engenharia de Controle e Automação;


j) Engenharia de Produção;


k) Engenharia Elétrica;


l) Engenharia Florestal;


m) Engenharia Mecânica;


n) Engenharia Química;


o) Farmácia;


p) Fisioterapia;


q) Fonoaudiologia;


r) Medicina;


s) Medicina Veterinária;


t) Nutrição;


u) Odontologia; e


v) Zootecnia.


II - Áreas relativas ao grau de Tecnólogo:


a) Estética e Cosmética;


b) Gestão Ambiental;


c) Radiologia;


d) Gestão Hospitalar;


e) Segurança no Trabalho; e


f) Agronegócio.


 

Conheça a PreparaEdu e revolucione a sua preparação para o ENADE. Com nossas simulações de prova, monitoramento de desempenho e avaliações, você estará preparado para alcançar a excelência no exame e levar a sua instituição de ensino ao topo. Acesse agora mesmo nosso site e saiba mais!


Não perca a chance de se preparar para o Enade 2023! Conheça o Consulta ENADE. A Solução Completa para alcançar conceito 5 nas avaliações do MEC. Clique aqui para saber mais!


Gostou deste artigo sobre o ENADE? Então, deixe o seu like, comente e compartilhe com seus amigos para que mais pessoas possam conhecer a importância dessa avaliação para o ensino superior no Brasil.

85 visualizações0 comentário
bottom of page